Powered by Webull
Destinos

Já ouviu falar em ‘coolcations’? Entenda o que é esta tendência de viagem

Lugares com clima ameno e frio fazem sucesso entre turistas; listamos os melhores destinos

Imagem-de-mulher-em-piscina-de-borda-infinita-na-neve

Não, não é todo mundo que gosta de calor. Tanto é que uma das grandes apostas para o setor de turismo em 2024 são as “coolcations” – uma mistura dos termos em inglês cooler e vacations, ou seja: frio com férias, em português –, viagens para destinos com temperaturas mais baixas, na direção oposta dos destinos de verão.

E não somos nós que estamos falando: segundo o Google Trends, houve um aumento de 300% na busca pelo termo “cooler holidays” (férias com clima mais fresco, em tradução literal) nos últimos 12 meses do ano. Sinal de que a galera quer mesmo é fugir do calor. 

Além disso, de acordo com a agência Iglu Cruise, foi registrado crescimento de 235%, 137% e 32%, respectivamente, na procura por destinos como Ártico, Canadá e Antártida de 2022 para 2023. O número de passagens aéreas emitidas em junho para chegadas internacionais na Noruega, Irlanda e Suécia também cresceu em 19%, 13% e 11% de um ano pra outro, como foi confirmado pela FowardKeys.

E olha que esses são apenas alguns dos exemplos.

Mas por quê?

Imagem de campo contrastando com montanha coberta de gelo
Viajar para destinos frios é a tendência da vez; entenda (Créditos: Adobe Stock @ Adobe Stock 2024)

Especialistas acreditam que as coolcations viraram febre por diversos motivos. Na opinião de Dave Mills, Diretor Comercial Chefe da Iglu Cruise, o registro de temperaturas recordes de calor nos últimos anos fez com que muitas pessoas buscassem o oposto ao viajarem. 

“Fora isso, as coolcations geralmente oferecem aos viajantes a oportunidade de conhecer partes diferentes do mundo”

acredita Dave

A dica do especialista é visitar esses destinos em épocas em que a duração do dia seja maior, para aproveitar a luz do sol. 

Destinos de coolcations para pagar em dólar

Imagem de uma cidade na beira de uma montanha coberta por neve
Aspen, no Colorado, é uma excelente ideia para quem quer visitar um destino de “coolcation” nos Estados Unidos (Créditos: Adobe Stock @ Adobe Stock 2024)

Caso você tenha gostado da ideia e queira fazer uma viagem para algum destino de coolcation em breve, fizemos uma lista com lugares (e dicas de como aproveitá-los) em que você pode pagar em dólar. São eles:

  • Alasca: não tem como criar uma lista com lugares frios nos Estados Unidos e não pensar no Alasca. Com paisagens deslumbrantes, enormes geleiras da Idade do Gelo, vida selvagem diferenciada e rica herança indígena da região, este estado americano é único no planeta. De agosto a abril, os céus de lá são iluminados pela “aurora boreal”. Noites longas e áreas remotas sem poluição luminosa para obscurecer o céu fazem do Alasca o lugar perfeito para observar o fenômeno. Não deixe de fazer hikings (acompanhado por guia, sempre) pelos parques e montanhas deste paraíso de coolcation. 
  • Aspen, Colorado: ótima escolha para os fãs de frio e de ski. Aliás, uma das estações mais famosas do mundo fica localizada lá: a Aspen/Snowmass. Apesar de pequeno tamanho, a cosmopolita cidade de Aspen atrai milhares de turistas todos os anos que apreciam a sua atmosfera moderna e sofisticada. No verão, a paisagem é totalmente diferente. 
  • Utah: outro destino nos EUA que muda completamente do verão para o inverno, mas que é uma excelente ideia para quem quer aproveitar épocas de baixa temperatura. Não por menos que a cidade de Salt Lake City sediou os Jogos Olímpicos de Inverno de 2002 – a apenas uma hora do município estão 10 estações de esqui de alto nível, tornando esta região um verdadeiro paraíso para esportes de inverno. Isso tudo porque a neve encontrada em Utah é única: sua consistência pulverulenta lhe rendeu o título de “a melhor neve do mundo”.

Viaje tranquilo, viaje inteligente

Caso você tenha se empolgado com a lista e já esteja preparando a mala para os Estados Unidos, saiba que a melhor maneira de aproveitar o destino com tranquilidade é com a Conta Global Webull.

Com ela, você tem todos os benefícios de um cartão de crédito internacional, sem as taxas de um cartão de crédito internacional. Você acumula pontos a cada transação – para depois trocá-los por novas viagens e produtos – e conta com atendimento em português. Incrível, não acha?

ABRA SUA CONTA

*A Webull Brasil é uma empresa de tecnologia, não um banco. Os serviços bancários são oferecidos através do Stearns Bank, N.A., membro da FDIC. O Cartão de Débito da Webull é emitido pelo Stearns Bank, N.A., sob licença da Mastercard, U.S.A. Inc., e é aceito em qualquer lugar onde cartões de débito Mastercard sejam aceitos. Depósitos em contas aprovadas são garantidos pelo seguro FDIC até $250.000 por depositante no Stearns Bank, N.A., em caso de insolvência do banco. Este seguro se aplica apenas aos fundos depositados no Stearns Bank, N.A.

Júlia Flores

Sobre o autor

Jornalista com experiência em turismo e comportamento. Já trabalhou em portais como UOL, Terra e The Summer Hunter. Hoje é nômade digital nas horas vagas.